AEE: UM
MODELO SEM MODELOS
Partindo da
ideia apresentada pelo texto de Calvino pode-se afirmar que o Atendimento Educacional
Especializado – AEE oferece ao profissional da educação a oportunidade de criar
métodos de trabalho a cada nova realidade.
No texto "O modelo dos modelos", o
senhor Palomar abandona a ideia do modelo ideal, geometricamente estabelecido,
quando se depara com a realidade do ser humano que não permite um desenho
perfeito da realidade. Daí a comparação com o AEE, que requer o estabelecimento
de práticas que levem em consideração características particulares de cada
diferente aluno atendido.
O
profissional do AEE precisa atentar-se para a realidade social, educacional e
cultural do estudante público alvo da Educação Especial. Qualquer que seja a
necessidade desse aluno, ela não poderá se sobrepor às suas habilidades e
potencialidades, deve ser trabalhada de forma única e de modo a oferecer novas
possibilidades, que muitas vezes poderão ser totalmente contrárias às
anteriormente estabelecidas.
Este profissional deve apresentar-se a cada novo trabalho com a mente vazia
carregando apenas fragmentos de experiências anteriores que poderão servir de
base para montar uma estratégia para aquela nova realidade, assim como esta
poderá apresentar possibilidades de condutas em outras ocasiões, porém jamais
servindo como uma cartilha que se segue sem observar além do que se vê.
Concordo quando você em consonância com o autor pesquisado se refere que AEE oferece ao profissional da educação a oportunidade de criar métodos de trabalho a cada nova realidade. Então ao nos depararmos face a face com a realidade mal padronizável e não homogeneizável revela em nós a capacidade de aproveitarmos a oportunidade de nos deparamos com o novo, ou com aquilo, que criamos para enfrentarmos a realidade do dia a dia.
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