Projeto de ensino de LIBRAS

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AEE_2013

O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado na escola e na Sala de Recursos Multifuncionais

Ana Maria Ribeiro da Rocha
Campo Grande-MS, agosto de 2013


De acordo com Ropoli (2010, p.23), “(...) planos de AEE resultam das escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam eliminar as barreiras que impedem o aluno de ter acesso ao que lhe é ensinado (...)”.
Depreende-se, a partir do que diz a autora, que é imprescindível o papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em qualquer espaço ou ação na escola e primordialmente na sala de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Desse modo é necessário que o plano do AEE seja elaborado pelo professor, especialista em AEE, como um mecanismo eficaz e que contribua para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes atendidos na SRM.
A oferta do AEE deve estar contemplada no projeto político pedagógico (PPP) da escola de acordo com a política Nacional de Educação Especial, as diretrizes do decreto 7611/11 e demais legislações ou documentos pertinentes relacionados à organização e oferecimento do AEE.
O professor da SRM tem papel primordial como mediador nas trocas de informações e orientações que devem ocorrer entre a gestão, equipes técnica e multiprofissional, professores regentes, pessoal de apoio escolar e dos familiares dos educandos. Portanto o estudo de caso deve ser o primeiro e mais importante passo ao se receber um Estudante Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE). O estudo de caso será a base de todo o trabalho que deverá ser desenvolvido para potencializar a aprendizagem e desenvolver a interação do educando com os demais pares sociais.
Observando-se as prerrogativas presentes no PPP e os levantamentos realizados nos estudos de caso, apresenta-se o plano do AEE, instrumento que pautará todo o trabalho a ser desenvolvido e que deve ser único e levar em consideração as necessidades individuais de cada EPAEE.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2010.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: A Escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli ... [et.al.]. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
v. 1 (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)




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