Para estimular a mente de alunos com deficiência o professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los.
CONCENTRAÇÃO Enquanto a turma lê fábulas,
Moisés faz desenhos sobre o tema para exercitar o foco.
Foto: Tatianal Cardeal
O que é a deficiência
intelectual?
É a
limitação em pelo menos duas das seguintes habilidades: comunicação,
autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos
da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. O termo
substituiu "deficiência mental" em 2004, por recomendação da
Organização das Nações Unidas (ONU), para evitar confusões com "doença
mental", que é um estado patológico de pessoas que têm o intelecto igual
da média, mas que, por algum problema, acabam temporariamente sem usá-lo em sua
capacidade plena. As causas variam e são complexas, englobando fatores
genéticos, como a síndrome de Down, e ambientais, como os decorrentes de
infecções e uso de drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade,
meningite e traumas cranianos. Os Transtornos Globais de Desenvolvimento
(TGDs), como o autismo, também costumam causar limitações. De acordo com a
Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem alguma
deficiência intelectual.
Com adaptações de: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/formas-criativas-estimular-mente-deficientes-intelectuais-476406.shtml
(Acesso em 20 out. 2013).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei sua postagem! Realmente essa definição sobre o que é deficiência intelectual é bem interessante e esclarecedora, mas na sua opinião quais atividades podem-se desenvolver com alunos com DI?
ResponderExcluir