Projeto de ensino de LIBRAS

Projeto de ensino de LIBRAS
UFMS - como tudo começou!

sábado, 25 de maio de 2013

Refletindo sobre a Educação a Distância

Reflexões sobre Educação a Distância

Ana Maria Ribeiro da Rocha
Campo Grande-MS, abril de 2013

Os textos do professor Moran trazem importantes contribuições e nos faz refletir sobre a importância e a qualidade em Ead. No primeiro texto “O que é um bom curso a distância?” temos reflexões sobre o que seria um bom curso, levando em consideração aspectos diversos. Um exemplo para enfatizar a qualidade que deve ter qualquer curso é o fator de que, como diz Moran (2002) “um bom curso é mais do que conteúdo, é pesquisa, troca, produção conjunta.”.
Por tal fator, pontuado por Moran, já percebemos que o que se espera de um bom curso não está relacionado à sua modalidade ou formatação, ou pelo menos não deveria estar, mas ao resultado que se pode alcançar com o que se procura numa qualificação ou capacitação. Ou seja, devemos nos perguntar antes do ingresso em um curso: Estamos preparados para vivenciar o que ele vai nos proporcionar? O que realmente pretendemos fazer com os resultados alcançados? 
E no segundo texto, como o próprio nome já diz: “Contribuições para uma pedagogia da educação on-line”, o especialista procura discorrer sobre a importância de um curso a distância, fazendo considerações que vão desde o processo de criação até os resultados de um curso a distância. E alerta para o fato de que “é muito tênue a linha que separa os cursos de massa com qualidade e os cursos de massa de baixo nível.” (MORAN, 2003).
Para o pesquisador das inovações em Ead, o que está em questão, não é a quantidade, ou seja, o fato de que se um curso tiver um número X ou Y de aprendizes vai ser melhor ou pior do que outros cursos, presenciais ou a distância, com quantidades diferentes.
O que Moran faz, do inicio ao fim de suas divagações, é pontuar questões extremamente relevantes para se pensar durante o início, desenvolvimento e conclusão de um curso. Nesse caso coloca em evidencia a dimensão pedagógica de todo o processo que envolve um curso a distância.
Sobre as contribuições da educação on-line para o ensino presencial o pesquisador enfatiza que é “ainda prematuro definir padrões pedagógicos na educação a distância, porque estamos em fase de experimentação de vários modelos, formatos, que também afetam ao ensino presencial.”(MORAN, 2003).  
Penso que, com as contribuições apresentadas nos textos lidos e a concepção que tenho a respeito da educação a distância, estou no caminho certo e, ter a oportunidade de realizar este curso é, além de necessário, extremamente enriquecedor para mim.
Para finalizar faço minhas as palavras do professor José Manuel Moran para concordar que um bom curso vai depender muito mais do que de conteúdo, da pesquisa, troca e produções conjuntas que, quem sabe, possamos construir ao final dessa enriquecedora formação em Atendimento Educacional Especializado porque há pessoas que, mesmo sem saber que dependerão, vão precisar muito do retorno sócio-emocional e prático que poderemos lhes proporcionar a partir da conclusão do curso.


Referências

MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância? Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm>Acessado em 29/04/2013.

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível em http:<//www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm>Acessado em 29/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário