Projeto de ensino de LIBRAS

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sábado, 25 de maio de 2013

Pesquisa sobre Educação Especial

O texto pesquisado que sugiro como leitura é o artigo de Mariluce Amorim, publicado na Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, que se trata de uma Análise sobre as Salas de Recursos Multifuncionais para Alunos com Surdez e a importância do Atendimento Educacional Especializado oferecido neste espaço. Ao analisar a SRM para alunos com surdez, a autora discorre sobre as dificuldades sociais impostas as pessoas surdas, onde, basicamente, se impõe a “normalidade” a esse sujeito para que o mesmo se enquadre ao modelo linguístico considerado pelo padrão geral social, de uso da língua, considerado como o correto. A pesquisadora observa que a imposição não acrescenta avanços à pessoa surda em relação ao processo de aprendizagem e uso da língua da maioria, ao contrário, reforça o preconceito e aumenta a exclusão desse sujeito. Sob essa ótica a autora apresenta o AEE em Surdez como alternativa para superar os desafios encontrados por estudantes surdos durante o processo de escolarização. Pontua, especialmente, o desafio de promover uma maior interação comunicacional entre professor ouvinte e aluno surdo sem que isso dependa exclusivamente da mediação do profissional intérprete de Língua de Sinais. As contribuições da autora em questão são interessantes para quem quer conhecer um pouco mais sobre as especificidades do trabalho de AEE a ser realizado na SRM em beneficio de estudantes surdos. Referência AMORIM, Mariluce da Silva Goulart. Atendimento Educacional Especializado: uma Análise sobre as Salas de Recursos Multifuncionais para Alunos com Surdez. In: Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade.
Disponível em http://editora-arara-azul.com.br/novoeaa/revista/?p=636
Acessado em 12/05/2013.

Um comentário:

  1. Fofo seu blog, confesso que ainda não o tinha visitado, no demais percebi que você assim como eu foi para o lado da Educação de surdos, é muito bom ter pessoas informadas sobre este tema.

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